o mel da deusa

Falta de interesse sexual, será normal?

Popularmente, convencionou-se que a mulher tem menos desejo sexual e realmente são muitas as mulheres que afirmam que o sexo não lhes desperta assim tanto interesse. Vamos explorar as causas por trás da falta de interesse sexual nas mulheres!

 

Será que o desejo sexual depende do género? Ou haverá outros fatores associados?

As mulheres heterossexuais acusam menos disponibilidade para sexo do que mulheres com outras orientações sexuais.

Mulheres lésbicas, bissexuais e de outras orientações não acusam essa preguiça, nem nas estatísticas nem quando falam com terapeutas.

 

O que se passa com as mulheres heteronormativas?

Geralmente, estas mulheres estão envolvidas em sexo bem aborrecido e, até, agressivo. Um sexo que rouba a energia porque a mulher fica ali a tentar ter prazer/chegar ao orgasmo, a partir de uma postura do parceiro que, em nada, é favorável à resposta sexual feminina.

O sexo pouco estimulante para a resposta sexual feminina é aquele que:

 Tem fixação na penetração

A vagina tem muito menos terminações nervosas do que a vulva mas o que acontece é que nas relações heterossexuais dá-se pouca atenção à vulva (a parte exterior do genital feminino) e a expetativa é que pela vagina a mulher aceda a níveis de prazer elevados.

É pouco sensorial

O que sabemos da resposta sexual feminina é que, quanto mais excitada a mulher estiver, mais fácil e profundamente pode aceder ao orgasmo.

O orgasmo nada mais é do que uma experiência de pico, uma descarga de energia acumulada. Logo, quanto mais energia for acumulada, mais energia pode ser libertada.

Incluir a estimulação dos sentidos é fundamental: olhar nos olhos, sussurrar palavras afetuosas ou picantes ao ouvido, sentir o sabor da pele, tocar/massajar e cheirar são comportamentos primais e, ao mesmo tempo, inteligentes pois o erotismo baseia-se nos sentidos.

Não envolve o corpo todo

Como deves saber, a pele é o maior órgão do corpo humano e é sensível a estímulos. Por outro lado, cada uma de nós tem zonas corporais mais erógenas, ou seja, zonas que, ao serem estimuladas, despertam o desejo e a excitação ou levam mesmo a prazer sexual.

Na tua rotina sexual a dois, quão a tua pele, seios, nuca, coxas, vulva e clítoris (zonas convencionalmente mais erógenas) recebem atenção e estímulo?

 

Eu diria, então, que as mulheres heterossexuais são bem normais. Não se trata de falta de interesse sexual, é simplesmente a falta da estimulação certa . Afinal, quem é que quer mais de uma coisa que não lhe dá prazer, não é?

Acrescentaria que as mulheres, todas as mulheres, merecem o prazer, a libertação e a plenitude que vêm com o orgasmo.

Por isso, é preciso tornar o sexo mais interessante, do ponto de vista da resposta sexual feminina!  Confesso que é uma das inspirações principais do Retiro Orgasticah, começar por despertar os sentidos, soltar inibições para reconectares contigo, aumentares a tua libido e sentires-te merecedora de prazer!

 

Esclarecimento de dúvidas

Subscreve a nossa Newsletter!

Explora, cura e desfruta da arte da Sexualidade Consciente com a “Checklist Intimidade Slow”