o mel da deusa

Uma dica para lidar com a rotina, essa mata-libido implacável

Disclaimer: eu, perfeccionista em recuperação, adorei escrever esta dica.

A rotina da vida adulta, só por si, é aborrecida e pesada demais para estimular a Sra. Libido. Cabe a nós contrariar os seus efeitos e ver resultados… na cama e na vida.

Desenvolver a sexualidade a partir do desenvolvimento pessoal significa que encaramos as nossas dificuldades a partir de uma visão sistémica, e não nas fórmulas em que as revistas femininas costumam dar, como vestir lingerie sexy, passar um fim de semana fora a dois, etc.

Estes dois exemplos até podem ajudar a criar o clima que nos vai levar a atingir a libido que desejamos. Contudo, poderão apenas ser um meio para atingir o fim, não significa que resolvam a nossa questão. Já te explico de seguida o porquê!

Libido: O segredo está na descontração, na espontaneidade e no humor

O que quero eu dizer com isto? Quero dizer-te que, para o bom sexo, – nada a ver com as melhores técnicas e malabarismos de posições -, a descontração, a espontaneidade e o humor são fundamentais.

Ora, isto esbarra com a educação para ser a “boa menina”, responsável, contida e agradável para todos. Isto concorre com a necessidade de manter a casa em ordem, os filhos em ordem, o cão em ordem, a aparência perfeita, os planos sem margem para imprevistos, que é uma tendência das mulheres hiper racionais.

Arrisco a dizer que todas as mulheres, mesmo as mais conectadas com o que sentem e não com o que pensam, devem seguir a dica que dou de seguida. A libido vai agradecer!

Dica: Sê anti-perfeccionista

O perfeccionismo advém de um senso de inadequação. Não é porque a pessoa é dedicada, esforçada, boa e por aí vai. É porque não se sente inteira e, logo, merecedora. Não penses que estás sozinha. Somos muitas com esta tendência, fruto da educação que põe a mulher como mais frágil e da sociedade que reforça constantemente essa crença. E acredita, isto vai mexer de tal forma com a tua cabeça, que se vai refletir no teu comportamento sexual e, consequentemente, na tua libido.

A Brené Brown, autora incrível que recomendo frequentemente às mulheres que acompanho nas consultas de Sexualidade Consciente, diz que o perfeccionismo é a “crença de que, se vivermos perfeitamente, tivermos aparência perfeita e agirmos perfeitamente, podemos evitar a dor da culpa, do julgamento e da vergonha”.

Descreve-o como “um escudo com 20 toneladas que carregamos a pensar que nos protege, quando é a coisa que está a impedir-nos de voar”.

Na intimidade, esta armadura impede de desfrutarmos da sensação de sermos reconhecidas, aceites e valorizadas tal como somos. Causa tensão física e emocional e impede a sensação de conexão que o bom sexo oferece.

Na prática:

Mantra “Este mês que se lixe”

Este mantra foi inventado numa viagem a Marrocos, em que fui exposta a um estilo de vida mais básico e mais focado no agora. Foi inevitável o ganho de perspetiva sobre o que realmente importa e como é impossível ter todas as áreas de vida organizadas e resolvidas a todo o tempo.

– Escolhe um comportamento ou atitude que crês que vai ser julgado e, com isso, vais sentir-te inadequada e… faz/age!

Seja dizer um “não” ao convite de amigos e admiradores quando estás numa relação a solo contigo mesma, seja dizer “sim” a uma proposta sexual ousada vinda de alguém em quem confias, seja dizendo “não sei” ou até “eu mereço.” Vale também aderires a algo, como aulas de dança, julgando que vais ser uma nódoa.

Depois, há aquela lista infindável de tarefas que têm mais a ver com servir normas culturais do que servir-nos. No meu caso, foi deixar de passar a ferro a maioria da roupa de casa, repetir na mesma semana algumas peças de roupa (que não estão sujas, obviamente), tornar-me mais minimalista na decoração (e reduzir a quantidade de itens a limpar).

Enfim, ajustado ao teu estilo de vida, terás tantas outras opções para dizer “este mês que se lixe” e focares-te no essencial: a leveza, a conexão, a paz, o entusiasmo e a vontade de te relacionares mais intensa e profundamente! Volto a dizer: a tua libido vai agradecer!

Bem-vindas à surpresa de o mundo não girar assim tanto à nossa volta! E ao mundo em que há pessoas mal resolvidas que vão implicar connosco. Paciência.

Esclarecimento de dúvidas

Subscreve a nossa Newsletter!

Explora, cura e desfruta da arte da Sexualidade Consciente com a “Checklist Intimidade Slow”