o mel da deusa

Desmistificar o Tantra

Sabes a ideia de que Tantra é fazer uma maratona de sexo lento? É uma ideia generalizada, mas é pobre porque está longe de traduzir o que é e o que pode oferecer à tua sexualidade e à tua vida.

O Tantra é uma tradição metafísica hindu que expande a consciência, garante a vitalidade e acredita que o sexo é uma das portas principais para o êxtase.

Tantra: Principais conceitos – O que é espiritual é físico e o que é físico é espiritual

O Tantra não separa o que é espiritual do que é físico, na medida em que a consciência existe tanto na mente como no corpo. Igualmente, não distingue os géneros baseado no sexo, mas nos atributos da energia: a energia positiva e ativa da consciência é masculina e a energia negativa e recetiva é feminina. Entendidas também como energias contrárias do corpo e da psique.

É benéfico circular conscientemente a energia pelo corpo

Na visão tântrica, a movimentação fluída, abundante e orientada de energia pelo corpo promove a saúde e a consciência e é aqui que o sexo entra: é entendido como uma das práticas maiores de criação, de renovação e de devoção à vida.

Shiva e Shakti como representantes da união divina

O processo de circulação consciente de energia pelo corpo é representado pela união plena entre Shiva e Shakti, as duas divindades maiores do panteão hindu.

Shiva é a essência divina masculina, personificada através do guerreiro que, além de forte e controlado, é apaixonado, honesto e divertido e um marido dedicado e espiritual. Já Shakti é a essência divina feminina, personificada na deusa bela e radiante, com gosto pela dança, que se expressa pela luz e pela sombra, desde o riso à crueldade, e que aborda o amor pelo seu cônjuge Shiva de maneira desapegada.

Como polo masculino da energia sexual, Shiva é a representação da consciência divina e situa-se no alto da cabeça e Shakti, como polo feminino sexual, é o aspeto que manifesta a energia universal e localiza-se na base da coluna, na forma da serpente Kundalini.

Sentir excitação sexual é experimentar o sabor da energia divina

No sexo tântrico orienta-se a energia kundalini-shakti desde a base da coluna até ao alto da cabeça, através dos sete chakras (ou centros principais de energia no corpo), para que as polaridades feminina e masculina, se unam e despertem o estado místico da consciência que é altamente prazeroso.

As práticas tântricas são bastante benéficas para a cura de bloqueios sexuais, já que fazem sentir a dimensão psicológica e espiritual da energia sexual e romper com o tabu e os condicionamentos e uso-as frequentemente nas minhas consultas.

Em vez do corpo experienciar a libertação da energia com um orgasmo genital, experimenta a união espiritual com o divino, da qual pode decorrer a libertação orgásmica de corpo inteiro.

Prazer sexual é uma das rotas mais diretas para o êxtase com o Tantra

O prazer é uma experiência física. As sensações são criadas no corpo e pertencem ao corpo. Podes ter prazer extraordinário sem êxtase tal como é possível ter êxtase sem prazer físico. Mas geralmente estão ligados.

O êxtase é experienciado como um prazer profundo e/ou inspiração. Pode ser um sentimento apaixonado arrebatador ou um transporte mental para um lugar de bem-estar, de paz ou de visões.

É um senso de suprema felicidade sentido com e pela alma quando se reconecta à Sagrada Unidade, a tudo o que É.

Isto é ir além do sexo convencional e pode ajudar-te a ter uma visão de merecimento e empoderamento na expressão do teu ser sexual.

É disto que te falo quando o tema é o Tantra. Marca uma consulta comigo e vive uma nova experiência!

Esclarecimento de dúvidas

Subscreve a nossa Newsletter!

Explora, cura e desfruta da arte da Sexualidade Consciente com a “Checklist Intimidade Slow”